Maria Emília Madeira Santos

I Reunião Internacional de História de África - Relação Europa-África no 3º. quartel do Séc.XIX

Organizada: Maria Emília Madeira Santos
Ano: 1989
Edição: Instituto de Investigação Ciêntifica Tropical – Centro de Estudos de História e Cartografia Antiga
Peso: 1273g

Additional DescriptionMais detalhes

A referência geográfica desta Reunião foi a área da África ao Sul do Saara.

Na delimitação cronológica do período teve-se em conta, para a escolha do limite inicial, o retraimento da exportação de escravos para as Américas. Não se apresentou uma data bem definida por razões óbvias. Ela poderia servir, para as antigas colónias portuguesas, mas não ser significativa para as áreas de outra influência europeia.

Quanto ao limite final, propôs-se uma data nitidamente europeia, à falta de marcos africanos conhecidos, válidos para a África ao Sul do Saara em geral. Optou-se pela Conferência de Bruxelas (1876), início do interesse das potências coloniais e da sua corrida à África, que em breve seria partilhada.

Trata-se de um período em que os contactos entre população de origem ou influência europeia e populações africanas se processaram com regras de jogo determinadas por ambas as partes.

É principalmente aos africanos que este período mais interessará esclarecer. É o seu ontem, imediatamente anterior à colonização europeia sistemática do seu continente. Como reagiram, como seleccionaram, como assimilaram dentro dos seus quadros mentais? Como se relacionaram populações com civilizações diferentes e interesses, quer opostos quer comuns?


20.00€Preço:
Loading A actualizar o carrinho...